A alfazema é uma planta medicinal muito versátil, pois pode ser usada para tratar vários tipos de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, por exemplo, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas.
Esta planta também pode ser conhecida como Lavanda ou Lavândula, mas seu nome científico é Lavandula angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados ou feiras livres.
Para que serve
A Alfazema serve para tratar diversos problemas, apresentando vários efeitos no corpo, como:
- Diminuir a ansiedade e agitação;
- Reduzir a pressão arterial;
- Diminuir a febre;
- Estimular a cicatrização de aftas;
- Estabiliza o batimento cardíaco;
- Reduzir a dor da enxaqueca;
- Promover o relaxamento;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Reduzir o estresse;
- Combater a depressão.
No entanto, o melhor é sempre consultar um fitoterapeuta para avaliar se a planta pode ser usada para o tipo de problema a tratar, ou se existe uma planta com melhor efeito.
Como usar a alfazema
As partes usadas da Alfazema são suas flores, folhas, haste para fazer chás, óleo essencial ou para usar na culinária.
1. Chá de Alfazema
O chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma brônquica e pode ser preparado do seguinte modo:
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de flores de Alfazema;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de Preparo:
Adicionar as flores de alfazema na xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber. Este chá deve ser bebido até 3 vezes por dia, sendo recomendado tomar após cada refeição principal.
2. Banho quente com Alfazema
O banho quente com Alfazema possui um excelente efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono. Para preparar um banho de alfazema, basta adicionar à água quente 100 g de flores secas de Alfazema ou 6-7 gotas de Óleo essencial da planta.
Outra forma de usar a Alfazema no banho, consiste em colocar as 100 g de flores de Alfazema num tecido fino como fralda de bebê por exemplo, amarrar de forma a fazer um saquinho e prendendo o saquinho no chuveiro usando barbante. Desta forma, a água entra em contato com a planta e espalha pelo corpo as propriedades medicinais da Alfazema. No lugar das flores secas, também pode ser usado o óleo essencial da planta, que pode ser previamente adicionada a sachês de chá de camomila ou menta por exemplo.
Além disso, para tratar os problemas de sono e de estresse também podem ser usados saquinhos com flores secas da planta, que devem ser colocados debaixo do travesseiro, para que atuem durante toda a noite acalmando e relaxando.
3. Massagem com Óleo Essencial
A Massagem com óleo essencial de alfazema nas têmporas é especialmente indicada para acalmar dores de cabeça provocadas por estresse e tensão muscular. Para fazer esta massagem, deve esfregar 4 a 5 gotas de óleo essencial nos dedos e em seguida massagear as têmporas em movimentos circulares durante alguns minutos. Se sentir que a dor de cabeça está sendo provocada por tensão no pescoço, a seguir das têmporas deve massagear a parte de trás do pescoço em movimentos também circulares. Veja como fazer uma massagem relaxante usando este óleo essencial em Como Fazer Massagens Relaxantes com Óleos Essenciais.
Além disso, devido ás suas propriedades calmantes o óleo essencial também pode ser utilizado para tratar picadas de insectos, sendo para isso recomendado que passe 1 a 2 gotas de óleo sobre a picada.
Possíveis efeitos colaterais
O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, devido ás suas propriedades relaxantes e calmantes, mas isto apenas se verifica quando esta é ingerida em excesso.
Quem não deve tomar
A Alfazema está contraindicada para pacientes com úlceras gástricas e durante a gravidez, sendo também contraindicada para pacientes com alergia ao óleo essencial
Além disso, a alfazema também apresenta propriedades que beneficiam a pele e o rosto, podendo ser utilizada para fazer uma hidratação natural.
2 pensamentos em “Alfazema: para que serve, como usar e como fazer o chá”
I would like to thank you for the efforts youve put in penning this website. I really hope to check out the same high-grade content by you later on as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my very own website now 😉
Obrigado, continuem nos acompanhando sempre